sábado, 18 de maio de 2013

Record compra direitos do documentário Muito além do cidadão Kane", que critica severamente a Rede Globo


A Record pretende provocar a Globo com vara curta ainda este ano. Na surdina, a emissora comprou os direitos de exibição do documentário “Muito Além do Cidadão Kane”. Restrito a faculdades e a alguns sites, o filme produzido em 1993 pela BBC de Londres teve sua estreia proibida no Brasil graças a uma liminar obtida pela Globo na época.
O teor do filme é nitroglicerina: trata das relações entre a Globo, na pessoa de Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro. São relembrados momentos polêmicos como a edição do histórico debate das eleições de 1989 entre Fernando Collor e Lula e a postura nas Diretas Já. Outro ponto controverso abordado pelo documentário é o suposto apoio da emissora à ditadura militar e censura a artistas, como Chico Buarque, que por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora. Personalidades como o próprio Chico e Leonel Brizola dão depoimentos na película.
Atualmente, o longa-metragem está disponível na íntegra em sites como o YouTube – onde já passou das 600 mil visualizações – e o Google Vídeos.
Comprado em 2009, o documentário ainda não foi exibido porque a Record temia ser processada pelo uso de imagens da programação da Globo presentes no filme. Mas, nos bastidores, já é dado como certo que irá ao ar este ano. Falta apenas definir a data.

Filme completo para baixar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário